quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dormir pouco ENGORDA!!!

Considera-se saudável que se tenha uma tranquila noite de sono de 6 a 8 horas. Dormir bem ajuda dentre outras coisas, a manter a forma, fortalecer o corpo, despertar a criatividade e o raciocínio, além de fazer bem ao coração e rejuvenescer. Já o contrário, ou seja, dormir pouco, pode causar depressão, falta de memória e engordar, isso mesmo, dormir mal, engorda.


Isso foi comprovado em uma das pesquisas mais reveladoras dos últimos tempos, que estabelece uma relação entre a falta de sono e o ganho de peso. Normalmente, com o repouso ideal, a leptina, que é o hormônio da saciedade, aumenta e a produção de grelina, o hormônio da fome, diminui. Com noites mal dormidas, ocorre um desequilíbrio na liberação desses dois hormônios e um acúmulo de tecido adiposo (tecido gordo), como disse a médica Lia Rita Bittencourt, do Instituto do Sono da Unifesp. Portanto, a falta de sono prejudica o metabolismo e a secreção desses hormônios.


Dormir pouco pode ser também a causa de irritabilidade, alteração sexual e envelhecimento precoce. Pode acarretar ainda alterações hormonais e gerar grande ansiedade, o que pode se refletir aos quilos a mais devido ao descontrole compulsivo de comer guloseimas.


O sono é uma necessidade vital. De acordo com o neurologista Walter Moraes, da Sociedade Brasileira do Sono, vários processos biológicos acontecem quando estamos dormindo. Produção do hormônio GH, que é o hormônio do crescimento, por exemplo, ele evita o acúmulo de gordura, ajuda a melhorar o desempenho físico e combate doenças ósseas, como a osteoporose.

“O hormônio do crescimento tem a função de renovação e multiplicação celular, além de retardar o processo de envelhecimento. É essa multiplicação celular que renova a derme, , trocando as células velhas, por novas. Portanto a formação das rugas pode ser amenizada com noites bem dormidas” sugere Moraes. Além disso, diz ele “O hormônio do stress também envelhece. quando você se irrita e franze a testa, aparecem rugas nessa região”.

Portanto, para ter uma tranquila noite de sono, tente seguir algumas dicas:

  • ter um horário para ir dormir e despertar
  • manter o ambiente saudável
  • não fazer uso de álcool à noite
  • evitar tomar em exagero café, chá e refrigerante
  • jantar duas ou três horas antes de ir se deitar
  • não praticar atividade física perto da hora de ir dormir

Seguindo esses conselhos, será mais fácil conseguir ter uma noite mais traquila de sono e viver com uma maior qualidade de vida.
Fonte: Revista Dieta Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário